Treinamento na Lwart Lubrificantes aborda prevenção de acidentes domésticos

08/08/2018 | Lwart Lubrificantes



Treinamento Lwart Lubrificantes prevenção acidentes domésticos

Há um ditado popular bastante conhecido entre as pessoas, mas nem sempre lhe é dado o devido valor: “o perigo mora ao lado”. A rotina e a correria do cotidiano tornam as ações mecânicas e nem sempre se enxerga que muitos dos atos praticados dentro de uma casa podem oferecer riscos a saúde de seus moradores. E o pior: a maioria não está preparada para enfrentar situações de acidentes domésticos.

Treinamento Lwart Lubrificantes prevenção acidentes domésticos

Pensando nisso, a Lwart Lubrificantes, em parceria com o Corpo de Bombeiros de Lençóis Paulista, realizou em julho passado uma semana de treinamento com seus colaboradores para abordar e discutir o tema “Prevenção de Acidentes Domésticos”. O evento foi considerado um sucesso pelos participantes. A questão da segurança é um dos valores levado muito a sério pela empresa e não está restrito somente ao ambiente de trabalho.

“A Lwart Lubrificantes entende que a segurança dos nossos colaboradores passa também pelo olhar da segurança dos seus familiares.  Essa valorização das pessoas faz parte da cultura da empresa que visa o desenvolvimento dos seus colaboradores tanto no âmbito profissional como pessoal, trazendo uma melhor qualidade de vida, segurança e bem estar à sua família. Isso ficou demonstrado com o sucesso do treinamento com tema de Acidentes Domésticos, onde tivemos uma grande participação dos colaboradores . A questão da segurança na Lwart não é um assunto para cumprir formalidades, ela realmente faz parte da vida das pessoas, tendo uma abordagem muito forte em nossas atividades diárias”, diz Laura Camara, gerente de RH e Comunicação Corporativa da empresa.

Orientações e cuidados relevantes

Treinamento Lwart Lubrificantes prevenção acidentes domésticos

O tema prevenção de acidentes domésticos é abrangente. Entre os assuntos mais abordados e discutidos nas palestras constaram como evitar e os primeiros socorros a vítimas de choques elétricos, de hemorragias, crianças engasgadas, picadas de animais peçonhentos e serpentes e até mesmo o procedimento emergencial para pessoas infartadas.

“A pessoa infartada vai a óbito se não receber um socorro emergencial entre quatro a cinco minutos. A primeira medida para vítimas de choque elétrico é desligar o disjuntor. Estancar uma hemorragia em um ou dois minutos pode salvar a vida de uma criança. São procedimentos simples que valem muito”, explica o cabo José Carlos Diniz, do Corpo de Bombeiros, um dos palestrantes da semana. Ele destaca a importância da iniciativa da Lwart Lubrificantes. “É uma empresa que se preocupa não só com seus colaboradores, mas também com seus familiares”, afirma.

Multiplicadores

A semana de palestras sobre acidentes domésticos contou com a participação de mais de 300 colaboradores da Lwart Lubrificantes. “Todos têm familiares e com certeza eles estão multiplicando as orientações que receberam na empresa. Essa é uma atitude relevante porque o encaminhamento dos conhecimentos recebidos serão multiplicados, colaborando com a conscientização e também com os procedimentos de primeiros socorros em caso de situação de emergência”, diz Márcia Viviane Teodosio Cordeiro, técnica em Segurança do Trabalho da empresa.

Os colaboradores destacaram, após o evento, suas impressões sobre as abordagens feitas pelo pessoal do Corpo de Bombeiros. Márcia Cristina de Godoy, analista de processos, afirma que assimilou que a manutenção da calma em situações de acidentes domésticos é primordial para prestar os primeiros socorros a vítima. “Sabemos que isso é importante, mas precisamos lembrar disso na hora. O nervosismo pode se tornar um grande inimigo”, diz. Para ela, a Lwart Lubrificantes ofereceu uma grande oportunidade para o treinamento de seus colaboradores. “Valeu muito a pena. Eu admiro muito a empresa que pensa em segurança”, afirma.

Mãe de uma menina de um ano e meio, Bruna Braga Portoni, auxiliar administrativo, diz que ficou impactada com os vídeos que relataram situações de afogamento de crianças. “De agora em diante fiquei mais cautelosa porque um minuto de distração pode ser fatal. O treinamento foi um choque de realidade. Foi importante a participação de todos porque mostrou que a manutenção da integridade física do funcionário vai além do seu dia a dia na empresa”, avaliou.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked * *

*

10 + 9 =