Projeto que levará professores e alunos para Portugal chega à 2ª etapa

26/06/2017 | Comunidade



Projeto Era Uma Vez Brasil levará professores alunos Portugal

Professores participam do fechamento do primeiro ciclo no Projeto "Era Uma Vez... Brasil"

O projeto “Era Uma Vez… Brasil”, criado pela Origem Produções e Grupo Lwart, acaba de encerrar a sua Primeira Etapa nas cidades de Lençóis Paulista e Macatuba (SP). A iniciativa vai levar alunos do oitavo ano, do Ensino Fundamental II e professores da rede pública de ensino, para um intercâmbio cultural de 10 dias em Lisboa (Portugal), que percorrerá os caminhos e reviverá o trajeto da Corte Portuguesa antes da chegada ao Brasil.

A Primeira Etapa chegou ao fim no dia 13 de junho, quando aconteceu o último encontro de Oficinas de Formação com os professores de História. Durante essa etapa, os profissionais foram capacitados a utilizar Histórias em Quadrinhos (HQ) e Vídeos como ferramentas de ensino-aprendizagem da disciplina.

Na ocasião, como fechamento desse primeiro ciclo, foi exibido o documentário “Quando sinto que já sei”. Em seguida, aconteceu um bate-papo sobre a educação brasileira e suas perspectivas, com a presença de Anderson Lima, diretor do filme.

“A Primeira Etapa teve como foco principal a formação dos professores. De posse dessas duas ferramentas, as HQs e o Vídeo, esses docentes ganham novas possibilidades para diversificar suas aulas, tornando-as mais interessantes, inclusivas e, consequentemente, com um potencial significativo muito maior. Agora, na Segunda Etapa, o foco do “Era uma vez… Brasil” passa a ser o desenvolvimento dos alunos“, comenta Guilherme Parreira, Coordenador Educativo do Projeto.

A Segunda Etapa, denominada CAMPUS, e um dos destaques do projeto, terá duração de sete dias e será realizada de 17 a 23 de julho, período de férias escolares, em um acampamento na ETEC Cidade do Livro, em Lençóis Paulista. Os 100 estudantes selecionados serão imersos em um conjunto de atividades voltadas à produção em diferentes linguagens, como oficinas de música, capoeira, teatro e cinema, além de debates sobre temas essenciais à formação cidadã.

Para Laura Camara, gerente de Recursos Humanos e Comunicação Corporativa do Grupo Lwart, “esta é uma das fases mais importantes do projeto. Toda a experiência e integração que os alunos poderão ter durante o acampamento, somadas às atividades que serão desenvolvidas, dará uma bagagem importante não só para a viagem, mas também para toda a vida”.

Ao fim dessa semana, cada turma de alunos terá criado e produzido um curta-metragem, acerca da temática do projeto. Outro objetivo importante do CAMPUS é promover a autonomia do estudante, visando antecipar algumas das experiências que viverão na experiência de intercâmbio.

Em Lençóis Paulista, O “Era Uma Vez… Brasil” foi lançado no dia 19 de abril, em evento no Espaço Cultural Cidade do Livro. Na Terceira e última Etapa, dois professores e os 12 alunos melhor avaliados no projeto farão o intercâmbio de dez dias para Portugal, com a finalidade de conhecer os principais pontos relativos à Família Real Portuguesa.




COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked * *

*

20 − 14 =