Projeto “Era Uma Vez… Brasil” lança livro da edição 2019 e anuncia selecionados para a Etapa Intercâmbio

20/08/2019 | Comunidade



Projeto Era Uma Vez Brasil

O projeto “Era Uma Vez…Brasil”, que resgata as origens do Brasil e coloca em pauta a influência dos indígenas, europeus e africanos na formação do povo brasileiro, anuncia, no dia 21 de agosto, os alunos selecionados para a Etapa Intercâmbio Cultural, e que farão a viagem de 10 dias em novembro, para Lisboa, Portugal. O evento acontece a partir das 19h, no Teatro Municipal Adélia Lorenzetti, em Lençóis Paulista.

Na ocasião, será realizado também o lançamento do livro de História em Quadrinhos “Uma Proposta a D. João” e dos curtas-metragens produzidos pelos participantes da edição de 2019. O projeto é realizado pela Origem Produções e patrocinado pela Lwart Lubrificantes, em parceria com as Prefeituras de Lençóis Paulista e Macatuba, por meio das Secretarias de Cultura e Educação, além das Diretorias de Ensino de Bauru e Jaú.

Os nomes estarão disponíveis em www.eraumavezbrasil.com.br e nas mídias sociais do projeto após o dia 21 de agosto.

Durante a viagem, os estudantes da rede pública de ensino de Lençóis Paulista e Macatuba conhecerão os caminhos percorridos pela Corte Portuguesa até a vinda ao Brasil, em 1808. Eles ainda visitarão escolas portuguesas para trocar experiências com estudantes da mesma idade, sobre a História e as características que unem os dois países. Além das visitas a castelos, palácios, museus, bibliotecas e centros culturais, o grupo de adolescentes apresentará os curtas metragens produzidos na segunda etapa do projeto e divulgará o livro de HQs junto às escolas e demais locais visitados.

As etapas do Projeto Era Uma Vez… Brasil

Após participarem da primeira etapa – Fatos Históricos, que qualificou professores de história para estimularem seus alunos com novos olhares sobre a história do Brasil, foi feita a seleção dos 100 alunos do oitavo ano do ensino fundamental a partir dos trabalhos apresentados. Outros 200 estudantes de Salvador (BA), Mata de São João (BA) e Belo Jardim (PE) também participaram da segunda etapa – Campus.

Na segunda etapa – Campus, que aconteceu em julho, os estudantes ficaram acampados na ‘ETEC Cidade do Livro’ e tiveram a oportunidade de interagir entre si e com participantes de edições anteriores do projeto, por meio de cirandas, bate-papos e atividades artísticas, como oficinas fotografia, roteiro, som e interpretação. E, ainda, participaram de vivências culturais com povos das etnias indígenas, Guarani e Terena, da Aldeia Tereguá; e afro-brasileiras, mediada por representantes da Comunidade Acadêmica Africana de São Carlos (Caascar). O objetivo foi a construção coletiva de filmes de curta-metragem sobre a temática “O Povo Brasileiro”, entre outras vivências culturais acerca das matrizes Afro e Indígena.

Os alunos que mais se desenvolverem ao longo dessa semana foram os escolhidos para a terceira etapa – Intercâmbio Cultural, e que irão para Portugal.

Para Laura Camara, gerente de Recursos Humanos e Comunicação e Marketing Institucional da Lwart Lubrificantes, “este é o momento de celebrar o encerramento de uma etapa importante do Era uma Vez… Brasil, onde reunimos todos os participantes do Campus. Esta é a terceira edição que a Lwart Lubrificantes investe neste projeto; entendemos o quanto essa experiência é enriquecedora para a vida destes jovens, em termos de aprendizagem, vivência e o quanto contribui para o desenvolvimento dos participantes”.

A novidade: Quarta Etapa – Comunidade

Outra novidade da edição de 2019 está na criação de uma Quarta Etapa – “Era uma vez… Comunidade” -, que será anunciada em novembro e realizada após o retorno dos participantes do intercâmbio cultural. A ideia é estimular os participantes a utilizarem o conhecimento adquirido ao longo do ano para apresentar um projeto que, adaptado à realidade de cada um, impacte a comunidade onde vivem, seja da rua, do bairro ou da cidade. Assim, por meio da continuidade, promoverá ações de pertencimento comunitário e cidadania e dará a cada estudante o poder de ser um agente de transformação social também para outras pessoas.

Sobre o “Era Uma Vez…Brasil”

O “Era uma Vez… Brasil” é um programa de atividades que tem o objetivo de colaborar com o desenvolvimento da cultura nacional, promovendo o enriquecimento dos alunos e professores envolvidos, por meio do contato com diferentes linguagens artístico-culturais. Estimular a compreensão dos alunos sobre a história do Brasil e seus reflexos atuais é o objetivo central da proposta.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked * *

*

2 + 5 =