Projeto “Era Uma Vez… Brasil” divulga classificados para a segunda etapa

28/06/2019 | Comunidade



Projeto Era Uma Vez Brasil

Mais do que nunca se faz necessário resgatar as origens da formação do Brasil e compreender a influência dos indígenas, europeus e africanos na construção do povo brasileiro, respeitando, sempre, cada uma das diferenças e características sociais e culturais destes grupos. Para imergir ainda mais nesse universo, de 15 a 21 de julho acontece a Etapa Campus do Projeto Era Uma Vez… Brasil, na qual os 100 alunos selecionados de Lençóis Paulista e Macatuba (SP) irão se reunir durante uma semana para participarem de oficinas artísticas e culturais e, ainda, com etnias indígenas e afro-brasileiras. O projeto é realizado pela Origem Produções e patrocinado pela Lwart Lubrificantes, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura de Lençóis Paulista e apoio da Prefeitura Municipal.

Os nomes estão disponíveis em www.eraumavezbrasil.com.br

Nesta segunda etapa – Campus, os alunos e professores ficarão acampados na ‘ETEC Cidade do Livro’ e terão a oportunidade de interagir com os demais participantes por meio de linguagens artísticas, como oficinas de teatro, música, capoeira e audiovisual. E, ainda, participarão de vivências com povos das etnias indígenas e afro-brasileiras. O objetivo será a construção coletiva de filmes de curta-metragem sobre a temática “O Povo Brasileiro”, entre outras vivências culturais acerca das matrizes Afro e Indígena.

As etapas do Projeto Era Uma Vez… Brasil

Após participarem da primeira etapa – Fatos Históricos, que qualificou professores de história para estimularem seus alunos com novos olhares sobre a história do Brasil, foi feita a seleção dos 100 alunos do oitavo ano do ensino fundamental a partir dos trabalhos apresentados. Outros 200 estudantes de Salvador (BA), Mata de São João (BA) e Belo Jardim (PE) também participarão da segunda etapa – Campus.

Os alunos que mais se desenvolverem ao longo dessa semana serão selecionados para a terceira etapa – Intercâmbio Cultural, que os levará por 10 dias, em novembro, para Portugal, onde conhecerão os caminhos percorridos pela Corte Portuguesa até a vinda ao Brasil, em 1808. Os selecionados poderão reviver a experiência de Dom João e visitar escolas portuguesas para trocar experiências com estudantes da mesma idade, sobre a História e as características que unem os dois países. A experiência tem como base o livro “1808”, de Laurentino Gomes. Além das visitas a castelos, palácios, museus, bibliotecas e centros culturais, o grupo de adolescentes apresentará os curtas metragens produzidos na segunda etapa do projeto e divulgar o livro de HQs junto às escolas e demais locais visitados.

“Seguimos com nosso trabalho de contraponto ao sistema estabelecido, oportunizando uma formação de qualidade aos professores de História, para que os estudantes tenham acesso ao conhecimento de todos os fatos que envolvem a construção da sociedade brasileira. E, também, para que esse conhecimento seja construído de maneira agradável e significativa, favorecendo a formação de cidadãos críticos e responsáveis por seu papel social”, comenta Guilherme Parreira, coordenador pedagógico do projeto.

Para Laura Camara, gerente de Recursos Humanos e Comunicação e Marketing Institucional da Lwart Lubrificantes, “patrocinar este projeto tão transformador, observar a importância que ele está ganhando na região a cada ano e estar junto com os alunos e professores, contribuindo para os seus desenvolvimentos é de fundamental importância para a Lwart Lubrificantes. Percebemos o quanto eles esperam essa etapa imersiva no acampamento, e o quanto agrega para a formação e aprendizagem em conjunto com os outros participantes”, comenta.

A novidade: Quarta Etapa – Comunidade

Outra novidade da edição de 2019 reside na criação de uma Quarta Etapa – “Era uma vez… Comunidade” -, que será anunciada no 2º semestre e realizada após o retorno dos participantes do intercâmbio cultural. A ideia é estimular os participantes a utilizarem o conhecimento adquirido ao longo do ano para apresentar um projeto que, adaptado à realidade de cada um, impacte a comunidade onde vivem, seja da rua, do bairro ou da cidade. Assim, por meio da continuidade, promoverá ações de pertencimento comunitário e cidadania e dará a cada estudante o poder de ser um agente de transformação social também para outras pessoas.

Sobre o “Era Uma Vez…Brasil”

O “Era uma Vez… Brasil” é um programa de atividades que tem o objetivo de colaborar com o desenvolvimento da cultura nacional, promovendo o enriquecimento dos alunos e professores envolvidos, por meio do contato com diferentes linguagens artístico-culturais. Estimular a compreensão dos alunos sobre a história do Brasil e seus reflexos atuais é o objetivo central da proposta.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked * *

*

quatro × 1 =