Para alunos e professores, Projeto é experiência única

20/11/2017 | Comunidade



Para alunos e professores, Projeto é experiência única (1)

Conhecer de perto a história e os laços que ligam o Brasil a Portugal por meio de visitas a museus, palácios e palestras é uma oportunidade que deve ser aproveitada ao máximo. É o que afirmam os participantes do projeto ‘Era uma vez… Brasil’, uma iniciativa criada pela Origem Produções que conta com o patrocínio do Grupo Lwart por meio da Lei Rouanet. Um grupo de 15 alunos e dois professores de escolas públicas de Lençóis Paulista e Macatuba está em Lisboa, Portugal, desde o último dia 7 de novembro para cumprir uma agenda de atividades culturais.

Para o estudante Ryan Kavazuro, 13 anos, da Escola Emef Professora Lina Bosi, de Lençóis Paulista, a aquisição de conhecimento é a parte mais importante do projeto. “A transmissão do conhecimento e da diversidade de cultura me influenciaram bastante. Vou usar esse conhecimento para o resto da vida. Achei Portugal muito parecido com o Brasil”, opina.

Para alunos e professores, Projeto é experiência única (1)
Ryan Kavazuro

A curta temporada em Lisboa influenciou a vida da garotada e muitos vão voltar com uma nova visão de vida. “Me identifiquei muito com esse projeto. Ele me fez entender que eu sou que sou e que não preciso mudar para as pessoas me entenderem. Vou voltar com novas ideias e ensinar o que aprendi para outras pessoas”, afirma Luís Filipe Ferreira de Souza, 14 anos, da Escola Estadual Fernando Valezi, de Macatuba.

Para alunos e professores, Projeto é experiência única (1)
Luís Filipe Ferreira de Souza

Mas além do aprendizado sobre a história do Brasil e Portugal, os alunos também ganharam experiências em relacionamentos, já que conviveram por alguns dias com estudantes de outros estados brasileiros. Foi o caso de Kaylane Rissato Machado, 14 anos, da Emef Guiomar Borcat, de Lençóis Paulista. Ela é filha de Marcelo Moretto Machado, colaborador da Lwarcel Celulose.

Para alunos e professores, Projeto é experiência única
Kaylane Rissato Machado

Foi bem legal conhecer pessoas de outros estados, com outros costumes. Gostei muito de participar do projeto e acho que servirá para abrir as portas no futuro. Vou levar de volta muita experiência e contar tudo que aprendi nos mais diversos lugares. Estou anotando tudo”, revela.

Aprendizado

Os professores que acompanharam o grupo de estudantes de Lençóis Paulista e Macatuba também estão empolgados com a visita a Lisboa. Mara Andreia Galaci Maffei, há 25 anos professora da Escola Estadual Fernando Valezi, de Macatuba, diz que participou do projeto com o “corpo e a alma”.

Para alunos e professores, Projeto é experiência única
Mara Andreia Galaci Maffei

Me empolguei muito, não só pela última etapa, que é este intercâmbio em Portugal, mas pelas ideias que o projeto proporciona. Aqui em Lisboa construí e reconstruí conceitos, eu vi, vivi e senti a história de Brasil e Portugal. Hoje tenho certeza de que quando for falar da História do Brasil vai ser de outra maneira e enfoque. Foi um aprendizado imenso”, afirma.

Para o professor Lucas Jonathan Silva, que leciona em Lençóis Paulista na Emef Professora Idalina de Barros e Emeif Philomena Boso, participar do projeto foi um desafio. “Serviu como formação. Gostei da forma de como os portugueses enxergam o mundo, a maneira educada e respeitosa no trato de coisas simples, como a atenção com a faixa de pedestres, o respeito no trânsito e a educação da população em geral. Estou voltando outra pessoa. Vi e testemunhei pessoalmente sobre as coisas que vou lecionar em sala de aula. É gratificante”, finalizou.

Para alunos e professores, Projeto é experiência única (3)
Lucas Jonathan Silva

O projeto

O projeto ‘Era Uma Vez… Brasil’ foi criado pela Origem Produções com patrocínio do Grupo Lwart, Grupo Estácio, RTE Rodonaves, Tivoli Eco Resort e Baterias Moura, por meio da Lei Rouanet, para valorizar a importância da disciplina de História nas escolas públicas brasileiras.

A relação histórica entre Brasil e Portugal é o foco das atividades que são aplicadas aos jovens que cursam o 8º ano do Ensino Fundamental II e aos docentes de escolas públicas das cidades de Salvador (BA), Mata de São João (BA), Lençóis Paulista (SP), Macatuba (SP) e Belo Jardim (PE). Os melhores colocados foram premiados com o intercâmbio a Portugal.

Acompanhe toda trajetória no Blog do Projeto.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked * *

*

dezesseis − treze =