Grupo Lwart atinge melhor resultado em Segurança dos últimos 8 anos

18/01/2018 | Grupo Lwart



Fotografia da LWART Lubrificantes em Lençóis Paulista.

Um ambiente de trabalho seguro e saudável traz benefícios à qualidade de vida dos colaboradores. Tendo como base esse princípio, o Grupo Lwart teve um desempenho muito positivo no quesito segurança no fechamento de 2017. A empresa encerrou o ano com uma Taxa de Frequência de Acidentes com Afastamento (TFCA) de 1,7 e Taxa de Gravidade (TG) de 35 – as menores desde que o Grupo começou a aplicar esta medição, em 2009.

1

2

A TFCA é o indicador oficial e obrigatório em grande parte das organizações. É usada nas estatísticas do Ministério do Trabalho e Emprego e serve para monitorar o nível de segurança do ambiente de trabalho. Sua fórmula é simples: número de acidentados com afastamento do trabalho (NACA) dividido pela quantidade de horas de exposição ao risco vezes 1 milhão de horas trabalhadas.

3

Já a TG é a soma do número de dias perdidos (DP), transportados (DT) e debitados (DD) devido a acidentes por milhão de homens-hora de exposição ao risco. Ela tem por objetivo monitorar o nível de segurança do ambiente do trabalho.

4

Todos Pela Segurança

A boa notícia surge no Grupo Lwart em um momento muito especial: a comemoração dos cincos anos, em setembro passado, da implantação do Movimento Todos Pela Segurança. Os resultados positivos da TFCA e da TG estão diretamente ligados ao movimento. Quem afirma é o presidente do Grupo, Carlos Renato Trecenti.

“A luta contínua pela redução no número de acidentes de trabalho está relacionada a uma responsabilidade coletiva dos colaboradores. Cada um cuida de sua segurança e também da segurança dos colegas. E o Movimento Todos Pela Segurança reforçou essa cultura na empresa. Ele significa compartilhar conhecimentos, participar de eventos e treinamentos e também comemorar conquistas juntos aos colegas, como essa que estamos vivendo agora”, afirma.

Carlos Renato faz uma ilustração simples para reforçar a importância da segurança na empresa. “Imaginem uma corrente com 3 mil elos para puxar alguma coisa. Nenhum elo pode falhar nessa corrente. Todos os colaboradores devem se enxergar como elos de uma corrente”, diz.

Grupo Lwart atinge melhor resultado Segurança últimos 8 anos

Para o gerente de Qualidade, Meio Ambiente, e Segurança do Trabalho da Lwarcel Celulose, Christiano Ometto, a conquista dos baixos índices de acidentes do trabalho só foi possível com o esforço de todas as áreas do Grupo.

“Quando iniciamos o nosso dia de trabalho, o primeiro assunto abordado em todos os níveis da organização, da diretoria até o colaborador que trabalha na operação da fábrica, é a segurança. Cada vez mais estamos incorporando e permeando a cultura da segurança no nosso Grupo. Ambos os resultados da TFCA e da TG de 2017 refletem o sucesso e a importância do Movimento Todos Pela Segurança. Estamos no caminho certo”, destaca.

A disciplina, o cumprimento rigoroso dos procedimentos de segurança e o comprometimento de todos os colaboradores também são fatores que devem ser destacados à evolução no quesito segurança da empresa, segundo avaliação do gerente Industrial da Lwart Lubrificantes, José Ribeiro. “Os resultados positivos que conquistamos mostram que é possível chegarmos ao nível de acidente zero no Grupo. As evoluções são muito significativas e refletem a satisfação dos colaboradores no seu ambiente de trabalho. E este clima contribui para o bom desempenho das nossas operações”, afirma.




COMENTÁRIOS

  1. Parabéns a todos envolvidos. Os resultados alcançados são extraordinários. Só com o comprometimento de todos níveis hierárquicos é que se pode alcançar um resultado tão relevante.

  2. Eu como profissional de segurança me sinto orgulhoso de saber que ainda existem empresas sérias que prezam pela segurança e bem estar de seus colaboradores. Parabéns à todos e principalmente à equipe de HSE da Lwart.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked * *

*

nove + vinte =