Lwart Lubrificantes é destaque no programa Parte de Você da TV TEM

05/09/2019 | Lwart Lubrificantes



Lwart Lubrificantes Parte de Você TV TEM

A coleta e o rerrefino do óleo lubrificante usado/contaminado (OLUC) realizado pela Lwart Lubrificantes e o processo de logística reversa desse resíduo foram destaques no programa Parte de Você, uma série especial levada ao ar pela TV TEM – afiliada da Rede Globo – e que tem como foco o meio ambiente e a sustentabilidade. A ideia é incentivar as pessoas a pensar de que forma podem contribuir para um futuro mais limpo do planeta.

A série de programas, veiculada nas manhãs de sábado, contou com entrevistas de empresários e profissionais de vários segmentos e também com a participação do jornalista global André Trigueiro, especializado em meio ambiente e sustentabilidade.

Pauta sustentável

A matéria destacou que a Lwart Lubrificantes é a única empresa do Brasil a produzir o óleo mineral rerrefinado de alta performance e grau de pureza, usado nos carros novos com tecnologia de ponta. Passo a passo, a reportagem mostrou como é feita a coleta em postos de combustíveis, concessionárias e lojas especializadas e o envio do resíduo para a unidade fabril sediada em Lençóis Paulista (SP), onde é realizado o rerrefino.

A matéria mostrou também que a coleta deve ser feita somente por empresa autorizada pela ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). De uma maneira bem didática, o motorista coletor Renato William Jordan, da Lwart, afirmou em entrevista a importância da coleta do resíduo e seu perigo para a natureza se descartado ilegalmente.

“Se nós não fizéssemos esse trabalho, esse óleo [contaminado] poderia contaminar os leitos dos rios, as nascentes e os lençóis freáticos. Cada um litro de óleo, contamina um milhão de litros de água, ou seja, chegaríamos a um momento que não teríamos mais água potável para o consumo humano”, alertou.

Lwart Lubrificantes Parte de Você TV TEMResponsabilidade ambiental

Outro entrevistado da matéria foi o gerente de pós-venda da concessionária Amantini Veículos, de Bauru (SP), Vinicius Gonçalves Salvador. Ele falou sobre a coleta do OLUC. “Na verdade, isso pra gente [a coleta do OLUC] é a nossa principal responsabilidade. Não existe hoje desenvolvimento econômico sem desenvolvimento sustentável”, afirmou.

Em visita à fábrica da Lwart para conhecer de perto processo do rerrefino, a equipe da TV TEM entrevistou Bruno Diegolo, atualmente gerente de Produção da Lwart. Ele explicou que a empresa tem 16 centros coletores esparramados em regiões estratégicas do País. “Nós atendemos hoje o Brasil inteiro pra fazer a coleta e depois esse óleo é destinado pra Lençóis Paulista, onde se faz o rerrefino”, explicou.

A repórter Ariane Flores enfatiza que 20% do óleo lubrificante automotivo usado no Brasil já é proveniente do processo de rerrefino do OLUC. “Isso quer dizer que 300 milhões de litros de óleo mineral já são frutos da reciclagem”, informou.

Assista a reportagem na íntegra pelo link: http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/videos/v/confira-segundo-bloco-do-episodio-4-do-parte-de-vc/7882031/




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked * *

*

quatro × 4 =