Lwart Lubrificantes comemora Semana do Meio Ambiente alinhada aos objetivos sustentáveis propostos pela ONU

05/06/2019 | Lwart Lubrificantes



Lwart Lubrificantes Meio Ambiente objetivos sustentáveis ONU

A Lwart Lubrificantes – empresa que leva a mais de 3 mil municípios do Brasil um de seus valores que é a sustentabilidade –, comemora a Semana do Meio Ambiente com ações que reforçam seu compromisso com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). A agenda da companhia também contou com evento gratuito de conscientização sobre a importância de se preservar os recursos naturais voltado à comunidade de Lençóis Paulista e região.

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável foram anunciados pela ONU em 2015 e envolvem organizações empresariais de todo o mundo, dentre as quais a Lwart. As ações buscam diminuir a pobreza, reduzir desigualdades, proteger o planeta e garantir que todos desfrutem de paz e prosperidade.

A Lwart Lubrificantes promove no seu dia a dia quatro desses objetivos com a operação de seu negócio: 

1 – Água limpa e saneamento

Prevenindo que o óleo lubrificante entre em contato com os recursos hídricos, a Lwart impede que ocorram contaminações, pois o OLUC retira da água o oxigênio dissolvido, provocando a mortandade de animais aquáticos por meio da liberação de toxinas. Um litro de OLUC contamina 1 milhão de litros de água, volume correspondente ao consumo de uma família de quatro pessoas durante 100 dias (fonte: SANEPAR). Você sabia que a Lwart trata 100% do seu efluente industrial e sanitário? E que a remoção de DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio – quantidade de oxigênio que os micro-organismos precisam para degradar a matéria orgânica) presente no efluente é de 97%;

2 – Combate às alterações climáticas

O Brasil é signatário do Acordo de Paris que busca reduzir emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). Quando o óleo lubrificante usado/contaminado é enviado para o rerrefino, ao invés da queima como combustível (proibido por lei), esse resíduo polui sete vezes menos;

3 – Vida sobre a Terra

O óleo lubrificante é um recurso que se origina do refino do petróleo, uma atividade com elevado potencial poluidor nos locais de extração desse recurso ambiental finito. Ao se fomentar o rerrefino, evita-se que novas áreas sejam exploradas para fabricação de óleo lubrificante, o que ajuda a manter o meio ambiente preservado;

4 – Energia acessível e limpa

A maior parte da energia usada na Lwart é de fonte renovável – a energia é gerada pela Bracel (antiga Lwarcel Celulose) por meio da queima de biomassa, matéria orgânica de origem vegetal ou animal utilizada na produção de energia.

Preservando os recursos naturais

A Lwart Lubrificantes trouxe a Lençóis Paulista, de 31 de maio a 5 de junho, o projeto ‘Gira Mundi’. Durante estes dias foi montada na Concha Acústica de Lençóis Paulista uma estrutura itinerante em forma de globo terrestre – chamada ‘Espaço Mundi’ – com capacidade para 400 pessoas, totalmente gratuita e aberta ao público.

Dentro do espaço, acontecem espetáculos teatrais e exibição de curtas-metragens. Além disso, a sustentabilidade e a educação dão o tom da brincadeira em um ambiente inovador e especial.

A temática do projeto ‘Gira Mundi’ trouxe dicas de atitudes sustentáveis, como evitar o desperdício da água, a preservação do meio ambiente e a reutilização de resíduos. O projeto tem por objetivo ampliar a consciência da população sobre a necessidade de se preservar os recursos naturais e principalmente as nascentes e cursos de água, além de dicas para orientar as pessoas a ter mais qualidade de vida. Em todas as atividades, os participantes receberam um livreto educativo sobre os cuidados que se deve ter com o meio ambiente.

A importância da água

Dentre as atrações de destaque está o espetáculo “Doutor Mundi e o Nosso Planeta Água”, voltado para crianças e jovens. O espetáculo é apoiado por projeções e recursos audiovisuais em tempo real. As sessões de cinema ainda contaram com a participação de curtas-metragens premiados mundialmente, todos do gênero animação, proporcionando momentos de diversão para toda a família.

Para Laura Camara, gerente de Recursos Humanos e Comunicação e Marketing Institucional da Lwart Lubrificantes, é gratificante apoiar o projeto. “Além de promover a reflexão sobre a importância da sustentabilidade, estamos educando as futuras gerações”, destaca.

Realizado pela B2A Produções, com patrocínio da Lwart Lubrificantes – via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio das secretarias de Educação e Cultura de Lençóis Paulista, o projeto ‘Gira Mundi’ está em sua segunda edição.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked * *

*

dezoito − quatro =