Liderança para o futuro

20/12/2015 | Comunidade



Projeto Formação de Líderes conclui 2015 com 24 jovens formados

Projeto Formação de Líderes conclui 2015 com 24 jovens formados

Uma turma de 24 jovens com idade entre 13 e 16 anos encerrou 2015 com a certeza de que um futuro promissor pode ser alcançado com planejamento e força de vontade. Eles fazem parte da 14ª edição do Projeto Formação de Líderes – implantado pelo Grupo Lwart em 2002 em Lençóis Paulista (SP ), com o objetivo de criar oportunidades a adolescentes para exercerem a liderança de maneira participativa e positiva, agindo e transformando o meio em que vivem.

Em clima de festa, a solenidade da formatura foi realizada na noite do dia 17 de dezembro com a presença de pais, familiares, voluntários e coordenadores do projeto. Para Danieli Roza, coordenadora de Projetos Sociais do Grupo Lwart, os formandos encerraram o programa com uma visão mais ampla do mundo e com habilidades de comunicação, planejamento e organização capazes de envolver outras pessoas para multiplicar suas realizações.

A liderança existe em diferentes culturas, meios, formatos, porém, sabemos que estas pessoas representam e lutam por anseios de um grupo maior. Por isso é necessária uma preparação destas lideranças para que olhem as necessidades do todo, atuando em prol do bem comum”, afirma. Para ela, um dos desafios dos últimos 14 anos tem sido possibilitar aos jovens conhecer a comunidade em que vivem e suas diferenças e contribuir com ela com seu modo de ser e agir.

Reconhecimento

Projeto Formação de Líderes conclui 2015 com 24 jovens formados

Sara Hughes, idealizadora do projeto, lembrou, em discurso dirigido aos presentes, que ao longo dos últimos 14 anos a proposta foi modificada, melhorada e otimizada com a participação dos próprios jovens, colaboradores e voluntários. “Quando montei o projeto, ouvi dizer: ‘os jovens não querem se dedicar aos estudos, não vão querer ter aulas aos sábados, eles não querem fazer muitas coisas’. Mas me lembrei de quando era jovem e queria fazer as coisas acontecerem. Então fui em busca de jovens como eu. E realmente, 14 anos depois, conseguimos ver o resultado: os jovens gostam de aprender e têm muitos sonhos”, diz.

Expectativas superadas

Jovem líder e família em formatura 2015
Murilo Ribeiro e família em formatura 2015

A avaliação dos participantes do Projeto Formação de Líderes sobre o conteúdo desenvolvido durante o ano e o que assimilaram para incorporar como conceito de vida superou a expectativa de todos. Eles concluem o curso com a certeza de que estão mais maduros e preparados para o futuro. “A minha mudança foi clara. O principal é entender que sempre devemos manter nossos objetivos e, com isso, aprender a liderar e não mandar. Abri minha mente e hoje penso de outra forma. Meu modo de agir mudou e minhas escolhas são mais concretas”, diz Murilo Ribeiro, 16 anos.

MAR_7515Pedro Henrique Narcizo, 15 anos, lembra que da primeira vez preencheu a ficha, mas não participou da seleção. “Vi meus amigos fazendo o projeto e decidi encarar. Esperava aprender algo básico, como um curso, mas ao longo dos meses percebi que era muito mais que isso. Aprendi mais sobre tudo e hoje estou preparado para o futuro. Sou outra pessoa depois desses dez meses”, conclui.




COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked * *

*

cinco × 2 =