Intercâmbio do Projeto “Era uma vez… Brasil” começa hoje, 6 de novembro

06/11/2017 | Comunidade



Intercâmbio do Projeto “Era uma vez... Brasil” começa 6 de novembro

O projeto “Era Uma Vez… Brasil”, criado pela Origem Produções e patrocinado pelo Grupo Lwart por meio da Lei Rouanet, tem como objetivo valorizar a importância da disciplina de História nas escolas públicas brasileiras. A relação histórica entre Brasil e Portugal foi o foco das atividades das etapas anteriores, que foram desenvolvidas com jovens que cursam o oitavo ano do Ensino Fundamental II, e também com seus respectivos professores da rede pública de ensino.

Intercâmbio do Projeto “Era uma vez... Brasil” começa 6 de novembro

Agora, os participantes com o melhor desempenho vão embarcar, no dia 6 de novembro, para um intercâmbio de 10 dias em Lisboa, Portugal. Ao todo, serão 51 alunos e cinco professores de história de escolas públicas, dos estados de São Paulo, Pernambuco e Bahia. Entre eles estarão 15 alunos e dois professores das cidades de Lençóis Paulista e Macatuba.

Durante a viagem, os alunos terão a chance de trocar experiências com os estudantes portugueses de mesma idade. Além disso, o grupo passará por vários locais de importância histórica na relação com o Brasil, onde poderão conhecer pontos relativos à Família Real Portuguesa. A viagem será uma oportunidade para que os professores daqui e de lá troquem ideias sobre o Ensino de História, refletindo acerca de sua importância e também sobre as semelhanças e diferenças entre as práticas pedagógicas nos dois países.

“Estamos muito satisfeitos com o resultado deste projeto, que mudou a vida de centenas de estudantes pelo Brasil. Com certeza as atividades alcançaram o objetivo de despertar nestes jovens a valorização da história do seu país. Além disso, as atividades culturais contribuíram para que eles tivessem acesso a novas linguagens culturais”, Marici Vila, diretora da Origem Produções.

O projeto “Era Uma Vez… Brasil” foi lançado em abril e, desde então, promoveu uma série de atividades culturais para alunos de escolas públicas e capacitação para os docentes.

Na primeira etapa os professores foram capacitados a utilizar Histórias em Quadrinhos (HQ) e Vídeos como ferramentas de ensino-aprendizagem da disciplina. Na sequência, os alunos participaram de um acampamento, com duração de sete dias, para participar de atividades voltadas à produção artística em diferentes linguagens, com oficinas de música, capoeira, teatro e cinema.

Ao final desta etapa, os alunos produziram quatro curtas-metragens sobre a temática do projeto: as mudanças históricas e culturais geradas pela chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil, em 1808.

“Nossa expectativa é que essa viagem seja inesquecível para todos os participantes, tanto no sentido da experiência e integração como no de aprendizado. Tenho certeza que a informação e o conhecimento que será acumulado por cada um durante esses dez dias permanecerão por toda a vida”, completa Laura Camara, gerente de RH do Grupo Lwart.




COMENTÁRIOS

  1. Que privilégio ter participado de um projeto tão encantador e gratificante como o Era uma vez… Brasil. A escola Fanny de Macatuba e seus alunos só podem agradecer ao grupo Lwart por ter proporcionado um momento único de aprendizado e valorização da escola pública!! Estamos imensamente felizes pelo nosso aluno selecionado para o intercâmbio e por todos os que vivenciam essa experiência!!!

    1. Natália, seu depoimento é muito importante para nós do Grupo Lwart. O sucesso do projeto ‘Era uma Vez … Brasil’ depende de pessoas como você, que se engajou ativamente nas ações propostas. Essa, sem dúvida, foi uma iniciativa totalmente inédita e diferente de tudo o que já participamos, tanto por conta da experiência que os alunos terão, ao vivo com a História do Brasil, como em relação ao aprendizado e conhecimento que eles trarão para toda a vida. Muito obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked * *

*

quinze + treze =