Grupo Barigüi enfatiza a importância do destino correto do óleo lubrificante usado

29/03/2018 | Lwart Lubrificantes



Grupo Barigüi importância destino correto óleo lubrificante usado

Alunos do projeto Ação e Inclusão

Em 2010 o Grupo Barigüi e a Lwart Lubrificantes firmaram um compromisso para a gestão responsável de óleo lubrificante usado gerado nas concessionárias da empresa, e desde então, atuam em conjunto respeitando a legislação ambiental. Com atuação no mercado a partir de 1993, o Grupo Barigüi se tornou a maior corporação multimarcas e o maior revendedor de seminovos do Sul do Brasil. A empresa comercializa as marcas Fiat, Ford, Renault, Toyota, Lexus, Volkswagen, BMW, Mini, Nissan, Kia, Hyundai, Jeep, Citröen e DAF Caminhões.

Lwart Lubrificantes é parceira do Grupo Barigüi e responsável por coletar o óleo lubrificante usado nas oficinas e promover sua destinação adequada, o rerrefino, evitando que esse resíduo perigoso seja descartado no meio ambiente.

O cuidado em destinar corretamente o óleo não é de hoje, pois a preocupação com questões ambientais é um valor primordial do Grupo Barigüi que em 2007 fundou seu próprio instituto de responsabilidade socioambiental, o Instituto Barigüi.

A entidade foi criada para atuar com projetos de gestão ambiental em concessionárias de veículos e educação profissional para pessoas em vulnerabilidade social das comunidades do entorno.

Na área de Gestão Ambiental o instituto desenvolve soluções e tecnologias que possibilitam tornar os processos produtivos das concessionárias cada vez mais sustentáveis.

De 2010 a 2017 o Instituto Barigüi já reciclou:

▪ 2,3 milhões de litros de óleo lubrificante

▪ 19 mil pneus

▪ 240 toneladas de papelão

▪ 342 toneladas de sucata

Com o trabalho ambiental, desde 2015 o Grupo Barigüi não envia mais lixo contaminado para aterro. Além disso, toda a renda obtida com a comercialização dos resíduos recicláveis é destinada para aos projetos de educação profissional e se transforma em bolsas de estudo que já mudaram a vida de mais de 1,2 mil de pessoas.

Ilha de resíduos para descarte e reciclagem nas oficinas
Ilha de resíduos para descarte e reciclagem nas oficinas

Conheça mais sobre os projetos ambientais e sociais desenvolvidos pelo Instituto Barigüi: www.institutobarigui.org.br

 

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked * *

*

1 × 3 =