Eventos do Ministério Público destacam importância da logística reversa do OLUC

10/07/2019 | Lwart Lubrificantes



Ministério Público logística reversa OLUC

Com o objetivo de harmonizar condutas e ações de procuradores da República e promotores de Justiça do meio ambiente, a Abrampa (Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público do Meio Ambiente) promoveu uma série de congressos e seminários para debater, entre outros temas, a logística reversa do óleo lubrificante usado/contaminado (OLUC). O diretor de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Jurídico da Lwart Lubrificantes, Manoel Browne, foi um dos convidados para essa série de eventos.

Ministério Público logística reversa OLUC
Manoel Browne – Diretor de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Jurídico da Lwart Lubrificantes

Além de representar a Lwart, Manoel também compõe os debates como presidente da Ambioluc (Associação Ambiental para Gestão do Óleo Lubrificante Usado/Contaminado). “Esclarecer e debater sobre a importância da logística reversa do óleo lubrificante usado é, para nós da Lwart e da Ambioluc, motivo de grande satisfação. Os eventos demonstram a preocupação dessas autoridades no cumprimento do que determina a legislação ambiental sobre a correta coleta e destino de resíduos, em particular o OLUC”, afirma o diretor da Lwart.

OLUC na pauta

Em abril, a Abrampa realizou em Curitiba-PR o 19º Congresso Brasileiro do Ministério Público do Meio Ambiente que debateu o tema Direito Ambiental Brasileiro e a proibição de retrocesso. Manoel compôs a mesa do painel que discutiu Saneamento e resíduos sólidos: logística reversa do óleo lubrificante usado/contaminado – desafios e oportunidades.

“Participar de eventos dessa envergadura é uma oportunidade de falarmos sobre a importância econômica e ambiental para o País da logística reversa do óleo lubrificante usado. Esse alinhamento com os promotores e procuradores de várias regiões do Brasil nos ajuda a combater o desvio do OLUC, tão prejudicial para a economia e meio ambiente do País”, destaca o diretor de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Jurídico da Lwart e presidente da Ambioluc.

Manoel participou ainda do 5º Seminário O Ministério Público e a Gestão de Resíduos Sólidos e Logística Reversa, realizado em Campo Grande-MS também pela Abrampa. Ele integrou o painel que debateu o tema Experiências Exitosas de Logística Reversa, grandes geradores e destinação final de resíduos.

Sobre a Abrampa

Fundada em 1997, a Abrampa é uma entidade que congrega membros do Ministério Público e da Procuradoria de todo o Brasil, com atuação especializada em meio ambiente. Entre seus objetivos está o intercâmbio de ideias, harmonização de condutas e concentração de esforços, além da realização de seminários e congressos com a temática do meio ambiente.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked * *

*

7 + 17 =