Estudantes do Era uma vez… Brasil encerram intercâmbio em Portugal

21/11/2017 | Comunidade



Estudantes do Era uma vez Brasil encerram intercâmbio em Portugal

A viagem definida como um passeio pelo “túnel do tempo” acabou, mas o conhecimento adquirido e o aprendizado conquistado retornaram na bagagem de cada um dos 15 alunos e dois professores de escolas públicas de Lençóis Paulista e Macatuba que integram o projeto ‘Era uma vez… Brasil’. O grupo cumpriu uma agenda de atividades de dez dias em Lisboa, Portugal, como parte do intercâmbio protagonizado pelo projeto, uma iniciativa da Origem Produções com patrocínio do Grupo Lwart por meio da Lei Rouanet.

Eles chegaram à capital lusitana no último dia 7 de novembro e no dia 17 percorreram de volta o caminho que Cabral fez com suas caravelas até atingir a costa brasileira – o navegador pelo oceano, em 1.500, e o grupo de estudantes pelo ar, de avião. Em épocas e meio de transporte diferentes, mas com algo em comum: a mesma rota e o mesmo destino. Nos dez dias que ficaram em Lisboa, alunos e professores visitaram museus e palácios da época do descobrimento do Brasil e puderam vivenciar o ambiente e o clima que cercavam a Corte Portuguesa antes e depois das grandes navegações.

Eles também visitaram escolas, trocaram experiências com estudantes e professores e tiveram um encontro marcante com o escritor Laurentino Gomes, autor do livro “1808”, que relata a história da fuga de Dom João VI para o Brasil, publicação usada como base para os trabalhos do projeto.

O grupo também foi recepcionado pelo prefeito de Lisboa, oportunidade em que conheceu um programa de intercâmbio voltado a jovens que desejam estudar em Portugal.

Estudantes do Era uma vez... Brasil encerram intercâmbio em Portugal
Encontro com o prefeito de Lisboa

“Foi gratificante para nós patrocinarmos um projeto dessa envergadura social, uma grande oportunidade para jovens e professores conhecerem um país que tem uma relação muito íntima com o Brasil. O Era uma vez… Brasil incentiva a educação por meio de propostas inovadoras e construtivas que geram aprendizado”, diz Laura Camara, gerente de RH do Grupo Lwart.

O projeto

O projeto Era Uma Vez… Brasil’ foi criado pela Origem Produções com patrocínio do Grupo Lwart, por meio da Lei Rouanet, para valorizar a importância da disciplina de História nas escolas públicas brasileiras.

A relação histórica entre Brasil e Portugal foi o foco das atividades que foram aplicadas, desde abril deste ano, aos jovens que cursam o 8º ano do Ensino Fundamental II e aos docentes de escolas públicas das cidades de Salvador (BA), Mata de São João (BA), Lençóis Paulista (SP), Macatuba (SP) e Belo Jardim (PE). Os melhores colocados foram premiados com o intercâmbio a Portugal.




COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked * *

*

2 × 1 =