Boas práticas sociais e ambientais

05/02/2016 | Lwarcel Celulose



Viveiro de mudas da Larcel, empresa do Grupo Lwart, em Lençøis Paulista/SP.

No ano em que completa três décadas de atividades, a Lwarcel Celulose tem mais um motivo para comemorar: em 2016, a empresa completou 10 anos de certificação FSC®Forest Stewardship Council® (Conselho de Manejo Florestal) (Código de Licença – FSC – C007879). A manutenção do selo atesta que a empresa utiliza práticas responsáveis em toda sua cadeia produtiva.

Durante o processo de recertificação, realizado no início de fevereiro e que envolveu uma equipe de três auditores, foi verificado o cumprimento aos dez princípios do FSC®. Para isso, foi avaliada uma vasta documentação e também toda a operação florestal, verificando seu pleno atendimento aos critérios estabelecidos para a manutenção da certificação florestal.

A Lwarcel comemora a recertificação do manejo florestal (FSC® C007879) e de sua cadeia de custódia (FSC ® C007493), atestando seu compromisso com as questões sociais, ambientais e econômicas, garantindo o controle de origem da matéria-prima utilizada na fabricação da celulose e a total rastreabilidade de seu produto. A recertificação das florestas da Lwarcel é válida pelos próximos cinco anos. “Chegar a dez anos de certificação florestal comprova o alto grau de comprometimento e responsabilidade assumidos pela empresa com seus colaboradores, vizinhos, parceiros e comunidades locais”, afirma o diretor geral da Lwarcel, Luis Künzel.

Fechamento da auditoria na Divisão Florestal da Lwarcel Celulose
Fechamento da auditoria na Divisão Florestal da Lwarcel Celulose

Na auditoria de recertificação, foram avaliados 64,3 mil hectares, dos quais 43,5 mil de plantio e 18,1 mil de florestas nativas. As áreas estão distribuídas em 33 municípios do Centro Oeste Paulista e manejados de acordo com os padrões estabelecidos pelos Princípios e Critérios do FSC®. Os principais aspectos considerados pela certificação foram: responsabilidade ambiental, condições de trabalho, cumprimento da legislação, compromisso social com as comunidades onde atua e sustentabilidade dos negócios.

Reputação que gera resultados

Na auditoria, foram realizadas consultas públicas a diferentes partes interessadas nos municípios de abrangência do manejo florestal desenvolvido pela empresa, especialmente de Lençóis Paulista. “Verificamos que a Lwarcel é muito bem aceita e valorizada no município. Há um entendimento de que a empresa, com seus valores sólidos e suas ações, colaborou para a cidade atingir o elevado nível de desenvolvimento que apresenta atualmente”, comenta uma das auditoras.

Além da certificação FSC®, a Lwarcel também detém as certificações do Sistema Integrado de Gestão ISO 9001 da qualidade, desde 2011, e desempenho ambiental ISO 14001, desde 2008.




COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked * *

*

5 × cinco =