Alunos de Lençóis Paulista e Macatuba do Projeto ‘Era uma vez…Brasil’ estão em Portugal

13/11/2017 | Comunidade



Alunos de Lençóis do Projeto ‘Era uma vez...Brasil’ estão em Portugal

Passados 517 anos do descobrimento do Brasil, um grupo de estudantes de escolas públicas de Lençóis Paulista e Macatuba fez o caminho de volta das caravelas comandadas por Cabral e desembarcou em Lisboa no último dia 7. Os 15 alunos integram o projeto ‘Era uma vez… Brasil’ e já cumprem uma agenda de atividades de dez dias em terras lusitanas, acompanhados por dois professores. A iniciativa, criada pela Origem Produções, conta com o patrocínio do Grupo Lwart por meio da Lei Rouanet.

Ainda na terça-feira, a sede de conhecer um novo país venceu o cansaço de uma viagem aérea de dez horas. Envolto no clima descontraído do outono, o grupo se reuniu em um tour para apreciar os principais pontos turísticos da capital portuguesa, partindo da Praça Rossio – ou Praça Dom Pedro IV –, localizada na Baixa Lisboa. Ali existia, na época do Império Romano, um hipódromo.

Adaptados ao fuso horário e cada vez mais interessados em conhecer a cultura lusitana, os alunos visitaram Sintra no último dia 8 de novembro. Lá conheceram o Palácio Nacional, Palácio Pena e o Castelo dos Mouros. A cidade vivenciou o Império Romano (30 a.C.) e o domínio muçulmano (século X). Na quinta-feira, o grupo cumpriu visitas ao Palácio Queluz e Museu Nacional de Arqueologia.

Nesta semana, no dia 15 de novembro, os alunos têm encontro marcado com o escritor Laurentino Gomes no Castelo de São Jorge. Ele é autor do livros “1808”, sobre a fuga da família real portuguesa para o Rio de Janeiro; “1822”, sobre a Independência do Brasil; “1889”, sobre a Proclamação da República; e “O caminho do peregrino” (em coautoria com Osmar Ludovico). Ainda neste mesmo dia, no período da tarde, eles vão se encontrar com o prefeito de Lisboa para conhecer um programa de intercâmbio voltado a jovens que desejam estudar em Portugal.

O projeto

O projeto ‘Era Uma Vez… Brasil’ foi criado pela Origem Produções com patrocínio do Grupo Lwart, Grupo Estácio, RTE Rodonaves, Tivoli Eco Resort e Baterias Moura, por meio da Lei Rouanet, para valorizar a importância da disciplina de História nas escolas públicas brasileiras.

A relação histórica entre Brasil e Portugal é o foco das atividades que são aplicadas aos jovens que cursam o 8º ano do Ensino Fundamental II e aos docentes de escolas públicas das cidades de Salvador (BA), Mata de São João (BA), Lençóis Paulista (SP), Macatuba (SP) e Belo Jardim (PE). Os melhores colocados foram premiados com o intercâmbio a Portugal.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked * *

*

dezenove + 17 =